RESIDÊNCIAS DE INVESTIGAÇÃO:
A ARDÓSIA E O FOGO
Investigação no âmbito oficinal da Cerâmica
Coordenação:
Professora Doutora Susana Piteira
Colaboração Técnica:
Pedro Aguiar
2 investigadores em residência na Casa Dias de Oliveira e oficinas FBAUP – Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
A ardósia é uma rocha sedimentar da família das argilas, tendo propriedades que podem ser utilizadas no âmbito da cerâmica. Por sua vez, o concelho de Valongo tem na sua história uma ligação à cerâmica, por via das fábricas e depósitos de pasta existentes no concelho. Neste sentido, os investigadores vão fazer um levantamento dos compostos da ardósia e de outros materiais que possam ser utilizados como pastas cerâmicas, quer no âmbito artístico, quer como recurso tecnológico a ser utilizado em outras áreas.
Ao longo de 3 meses, com um período dedicado à exploração do território, a investigação prevê a análise das qualidades cerâmicas da ardósia, o levantamento de matérias com aptidão para uso como pasta cerâmica, procurando sobretudo a eco sustentabilidade e a proteção dos recursos naturais e ambientais. Pretende-se ainda avaliar possíveis utilizações no contexto da prática artística e do produto artesanal.
RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS E TECNOLÓGICAS GROUND LAB
Julho a setembro 2023
Coordenação:
Professor Doutor Domingos Loureiro
Professora Doutora Graciela Machado
Residências Artísticas e Tecnológicas GroundLAB – III Bienal de Ardósia de Valongo, na Casa Museu Dias de Oliveira, no Museu de Valongo e nas oficinas da FBAUP. Estas atividades resultam de parceria com a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e do Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade.
As Residências Artísticas reúnem 5 artistas bolseiros que vão trabalhar o território de Valongo, sobretudo na proximidade do Parque das Serras do Porto, entre Valongo e Campo. Dedicado ao tema “Paisagem como Laboratório” e sob a influência de movimentos artísticos como a Land Art, a Earth Art e a Arte e Ecologia, pretendem desenvolver um percurso artístico e cultural que mapeie a relação entre a ardósia e o município, mas também a relação que cada autor partilhou com este território.
Realização de uma deriva no território entre Valongo e Campo, no contexto do Parque das Serras do Porto e dos centros urbanos. Este percurso pretende dar a conhecer o território e as circunstâncias de trabalho no âmbito das Residências Artísticas e Tecnológicas GroundLAB – III Bienal de Ardósia de Valongo. Está prevista ainda a revisão da história da cerâmica no concelho de Valongo, nomeadamente em Ermesinde e Alfena.
Esta atividade marca o início das Residências Artísticas e Tecnológicas.
Locais a visitar:
Serras e Centro Cultural de Campo
Cinco intervenções artísticas da FBAUP em rota exterior:
– Serra de Sta. Justa (perto da Escadaria ou do Fojo das Pombas)
– Parque das Serras do Porto (junto ao LIDL)
– Parque de estacionamento da Azenha
– Ponto entre o Corredor Ecológico e Azenha
– Centro Cultural de Campo
O Seminário apresenta as investigações realizadas ao longo da duração das Residências Artísticas e tecnológicas GroundLAB, no âmbito da III Bienal de Ardósia de Valongo. Os autores, investigadores na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, desenvolveram um conjunto de atividades e práticas onde a ardósia e o território de Valongo são matriciais.
O seminário é uma oportunidade de conhecer e escutar os autores, acompanhando a abertura da exposição e das intervenções realizadas no território de Valongo.
Coordenação: Domingos Loureiro e Susana Piteira
Apoio: Paula Machado e Maria João Gonçalves
Residências Artísticas GroundLAB:
14h00
– Sessão de Abertura
– Domingos Loureiro
– Giulia Yoshimura
– Leandro Caram
– Mariana Maia Rocha
– Rute Pereira
– Diogo Saraiva
– Cláudia Campos
– Mesa redonda e questões
– Susana Piteira
– Pedro Aguiar
– Maria Palma
– Vera Gomes
– Mesa Redonda e questões
16h30 – Inauguração da Exposição “Conhecer e participar (n)a paisagem”
A exposição reúne a investigação, algumas produções artísticas e as propostas de intervenção que cada autor desenvolveu no âmbito das Residências Artísticas e Tecnológicas GroundLAB.
18h00 – Jardim da Biblioteca Municipal de Valongo
Inauguração das Esculturas da II Bienal da Ardósia de Valongo