EXPOSIÇÕES

COMVIVÊNCIAS DE LUZ E COR

MUSEU MUNICIPAL DE VALONGO

30 JUN - 10 SET

Patente no Museu Municipal de Valongo de 30 de junho a 10 de setembro.

De segunda a sexta-feira das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

A lousa é uma das marcas identitárias do nosso concelho, pelo que o Município tem vindo a apostar na sua promoção e valorização das suas múltiplas vertentes, das mais tradicionais às mais contemporâneas.
Este desafio já foi lançado nas duas anteriores Bienais da Ardósia e repete-se nesta terceira edição, cujo mote é “A paisagem como laboratório”, enquadrando-se na Land Art.

Neste contexto, a Natureza e o território de Valongo serão usados pelos artistas, nacionais e estrangeiros, enquanto tela e meio, através do uso da negra lousa e das multicoloridas rochas do complexo xisto-grauváquico, onde o único limite é a imaginação de cada um.

FERNANDO LANHAS NO TERRITÓRIO DE VALONGO

MUSEU MUNICIPAL DE VALONGO

30 JUN - 10 NOV

Patente no Museu Municipal de Valongo de 30 de junho a 10 de novembro.

De segunda a sexta-feira das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

”Fernando Lanhas no Território de Valongo” assinala o centenário do nascimento deste “homo universalis”, dando a conhecer as suas abordagens pioneiras em três áreas do património ambiental e cultural do território de Valongo: as primeiras intervenções artísticas na Serra nos anos 40 (vinte anos antes de surgir a Land Art), o estudo e sistematização das trilobites aqui encontradas, terminando, nos anos 70, com novos conceitos de museologia, que abrangeram os brinquedos de Alfena e Ermesinde, integrando os seus fabricantes e modos de produção no Museu de Etnografia e História do Porto.

Esta exposição vai ao encontro da aposta na valorização do nosso território, nas suas mais variadas vertentes, inserindo-se, assim, na missão da Bienal da Ardósia de Valongo, cuja terceira edição tem como mote “A paisagem como laboratório”, enquadrada no espírito da Land Art.

Mesa Redonda "Fernando Lanhas no Território de Valongo"

MUSEU MUNICIPAL DE VALONGO

30 SET | 15h00

INTERVENIENTES:

  • António Quadros Ferreira
    “Lanhas, Opus Laudat Artificem”

  • Fernando Rosa Dias
    “A pintura de Fernando Lanhas – a sedimentação da inscrição”

  • António Choupina
    “Fernando Lanhas: BauKunst – Arte da Construção”

  • António Guerner Dias
    “Fernando Lanhas e a sua costela de naturalista”

  • Domingos Loureiro
    “A paisagem de Valongo como laboratório de Fernando Lanhas”