Oficina para famílias dinamizada pela artista plástica Vanessa Teixeira, de Évora, vem a Valongo para desenvolver uma experiência artística com aqueles que queiram participar nesta aventura de descoberta criativa.
Vamos fazer uma peça orgânica, desenhada e colorida com tintas artesanais, feitas de pigmentos extraídos das rochas locais, tendo o nosso território como fonte de inspiração.
Atividade gratuita, mas sujeita a marcação prévia através dos contactos abaixo:
museus.municipais@cm-valongo.pt
(+351) 222 400 006
Oficina para Famílias “[Des]Construir a Presença da Ardósia na Paisagem Natural de Valongo” dinamizada por Claúdia Pinto Campos, Mestranda em Artes Plásticas-Pintura na FBAUP (Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto) e em Ensino de Artes Visuais no 3º. Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, na FPCEUP (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto).
Esta oficina de artes convida os participantes a identificar a presença da ardósia nas paisagens naturais em torno dos trilhos de Valongo. Partindo de referências fotográficas, inicia-se um processo criativo de construção e desconstrução das formas naturais, usando tinta acrílica e ardósia como suporte.
Atividade gratuita mas sujeita a marcação prévia através dos contactos abaixo:
museus.municipais@cm-valongo.pt
(+351) 222 400 006
Dinamização: RePercussion Trio
Estas oficinas têm como objetivo envolver a comunidade sénior na Bienal da Ardósia, enquanto evento que destaca um marco identitário do território. Pretende-se, ainda, dar a conhecer as potencialidades da ardósia como fonte sonora, apelando à capacidade criativa e artística de cada formando.
Na parte inicial da oficina será feita uma breve apresentação teórica sobre o processo de construção do Slatefone e de criação do próprio concerto. Ao longo das sessões, os formandos irão explorar, na prática, diferentes formas de produção sonora através da ardósia e construirão momentos musicais distintos, que culminarão num momento performativo conjunto, dando origem a uma apresentação pública para a comunidade em geral
Dinamização: RePercussion Trio
Estes momentos performativos têm como principal missão potenciar e desenvolver, junto dos mais novos, o sentimento de identidade e pertença, o interesse pelas artes e a capacidade criativa.
A partir da apresentação parcial do espetáculo “Um Quadro”, dos RePercussion Trio, serão retratadas as características sonoras da ardósia, bem como a sua riqueza enquanto objeto artístico. Além disso, jovens e crianças terão a oportunidade de explorar e experimentar os sons da ardósia, criando-se pequenos momentos musicais em conjunto.