Materiais e medidas: Lousa e Metal ; 174x310x40cm
O “Homem do Antropoceno” é da autoria de Jorge Pé Curto, representando um olhar irónico sobre o homem contemporâneo que hoje se encontra mergulhado numa trágica contradição. Se, por um lado, o conhecimento científico–tecnológico lhe trouxera magníficas conquistas, por outro, o seu forte impacto no meio ambiente constitui uma séria ameaça à sua condição de ser natural e faz dele um animal acossado.
Nesta perspetiva, a escultura procura representar um ser poderoso e simultaneamente frágil. A junta aberta entre as pedras que constituem o corpo reforça esta ideia de fragilidade, enquanto as porcas e parafusos que as unem simbolizam as soluções tecnológicas que desesperadamente procura.
Por sua vez, a cartola exibida pela figura remete para o capitalista emergente da revolução industrial do séc. XIX, época designada para o início do Antropoceno que inaugura uma nova era de crescente carbonização do planeta.
Por último, destaca-se a posição horizontal da figura juntamente com as abas da cartola, a acentuar a ideia do Homem como animal acossado.
Localização: Biblioteca Municipal de Valongo
Av. do Conhecimento 40
4440-238 VALONGO
41.197882, -8.489693