Vencedores | OPEN CALL
Apresentamos os artistas bolseiros, vencedores, que vão trabalhar o território de Valongo de 28 de julho a 30 de setembro:
MARIA PALMA – LAP
Maria Palma (1997), vive no Porto onde frequenta o mestrado em Artes Plásticas – Escultura na FBAUP.
Interessa-se pelo estudo das relações entre o corpo, a sua espacialidade e experiência vivencial, trabalhando muitas das vezes sobre o próprio, por ser visto como o material mais próximo e imediato, expressando-se sobretudo no âmbito da escultura e performance.
Participa em várias mostras e exposições coletivas, como o Centro de Arte Contemporânea de Meymac (França, 2022) e o Centro de Arte Oliva em São João da Madeira (2023).
Recebeu uma Menção Honrosa no Prémio de Aquisição da FBAUP em 2023.
VERA GOMES – MDP
Vera Gomes nasceu no distrito da Guarda em 1999. Mudou-se para o Porto para estudar e evoluir na carreira na área do Design.
Frequentou a Escola Artística Soares dos Reis, no Curso de Design de Produto com especialização em Cerâmica.
Em 2019, teve a oportunidade de realizar um Intercâmbio de Cerâmica na Républica Checa – SUPŠ Bechyně. Licenciou-se em Design Industrial em 2022, na Universidade da Beira Interior.
Durante este percurso, participou em Formações de contexto de trabalho e concursos, como a Glassberries, Verallia e Vidrala.
Atualmente, está a realizar mestrado em Design Industrial e Produto, na Faculdade das Belas Artes da Universidade do Porto, com uma parceria com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
DIOGO SARAIVA – MAP
Diogo Vieira Saraiva (2000, Armamar) é um artista plástico que desenvolve a sua prática artística
no campo da Pintura, tendo concluído no ano de 2022 a Licenciatura em Artes Plásticas na
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Atualmente, frequenta o Mestrado em Artes Plásticas na mesma instituição, conciliando os seus estudos com a participação em
exposições por todo o norte do país (Porto, Vila Nova de Gaia, Maia, Espinho, Amarante,
Viana do Castelo), de onde se destaca a participação na 5ª Bienal Internacional de Arte de
Gaia e a exposição coletiva “MUSE” no Museu Amadeo de Souza-Cardoso.
GIULIA YOSHIMURA – MAP
Giulia Yoshimura (São Paulo, Brasil, 1997), de descendência japonesa, vive e atua como artista plástica e muralista em Portugal. Formada em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP), e atualmente mestranda em Artes Plásticas na Universidade de Belas Artes do Porto. Sua trajetória profissional artística iniciou-se em 2015, encontrando na flora a sua inspiração, e dessa forma mergulhando sua produção através da exploração estética inspirada no mundo vegetal. O envolvimento com a arte juntamente com os estudos em arquitetura a levou a explorar escalas maiores e a trazer a sua pintura para o meio urbano, integrando parte da cidade.
Através de sua pintura em telas e murais urbanos, e a produção de arte em vidro a sua obra busca a conexão do vegetal e do humano a partir de um olhar atento às peculiaridades despercebidas nas plantas e nas flores.
Como parte de seu currículo a artista já pintou murais no Brasil, Portugal, França e Alemanha. Foi vencedora da categoria Arte Urbana do Prémio Mostra Nacional Jovens Criadores de Portugal em 2022 e participou da 1ª Bienal internacional de arte em vidro de Ibero américa 2022 na Costa Rica com premiação de honra.
MARIANA ROCHA – LAP
Mariana Maia Rocha (n.2000, Porto), Artista Plástica. Inicia o seu percurso académico na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto tendo mudado de curso face à sua paixão pelo desenho lá descoberta. Licenciada em Artes Plásticas na Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto (2019-2023), destaca-se com uma média final de curso de 19 valores.
Das ruínas de Piranesi aos não-lugares de Marc Augé, encara matérias como a ardósia, o látex e o cimento enquanto meios potenciadores de criação de lugares em ruínas e testemunhas de um tempo e espaço. O objetivo da sua prática artística é aproximar corpo/arquitetura, arte/vida. Com uma forte relação com o espaço, Maia Rocha encara a ardósia enquanto metáfora para pensar uma comunidade, uma cidade, um corpo.
Atualmente, tem obra patente na Coleção Pública da Universidade do Porto –nomeadamente no ICBAS, no Arquivode Desenhos da FAUP e FBAUP e em Coleções Privadas. No seu percurso destaca-se o Prémio de Arte Jovem CARPE Millenium BCP(2023).
LEANDRO CARAM – MAP
Leandro Caram, brasileiro, graduado em publicidade e arquitetura e atualmente mestrando em Artes Plásticas na FBAUP.
A sua arte reflete uma fusão de influências diversas, incorporando elementos figurativos e abstratos em uma abordagem contemporânea
Como artista plástico, a sua principal motivação é criar conexões emocionais e estimular reflexões através da arte.
Acredita que a arte tem o poder de transcender barreiras culturais e linguísticas, possibilitando que as pessoas se conectem a um nível mais profundo e encontrem significados únicos nas suas experiências.
RUTE PEREIRA – MAP
Rute Pereira (2000) reside no Porto, onde tem vindo a desenvolver os seus estudos e trabalhos artísticos.
Em 2018, ingressou no curso de Artes Plásticas da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, especializando-se na técnica de pintura a óleo e dá, agora, continuidade aos seus estudos no Mestrado de Artes Plásticas da mesma instituição.
A artista explora a dinâmica entre indivíduo e espaço envolvente, refletindo sobre a condição humana sobretudo através da pintura, mas também revela interesse em áreas como a fotografia, o desenho, a escultura e o ensino artístico.