A III Bienal da Ardósia de Valongo
A III Bienal da Ardósia de Valongo decorrerá entre junho e novembro de 2023 sob o mote «A paisagem como laboratório».
Este tema enquadra-se na corrente artística Land Art, onde a Natureza, em geral, e o território de Valongo, em particular, serão diretamente trabalhados pelos artistas enquanto telas e meios, através da lousa e das rochas do complexo xisto-grauváquico.
Aliada a este tema está a comemoração do centenário do nascimento do Arquiteto Fernando Lanhas, um autêntico Homo Universalis dos nossos dias, a quem Valongo tanto deve.
São dele intervenções pioneiras em três grandes áreas do nosso património ambiental e cultural, destacando-se: as primeiras intervenções artísticas na Serra de Valongo nos anos 40 (vinte anos antes da denominação Land Art), assim como o estudo e sistematização das trilobites aqui encontradas, terminando nos anos 70 com novos conceitos de museologia que abrangeram os Brinquedos de Alfena e Ermesinde, integrando os seus fabricantes e modos de produção no Museu de Etnografia e História do Porto.
A III Bienal da Ardósia de Valongo integra um programa completo de ações que se irão realizar até ao final do mês de novembro deste ano, nomeadamente: Seminários, Residências Artísticas, Exposições, Intervenções artísticas, Oficinas, Espetáculos e um Concurso Vídeo.