Residências

A decorrerem na Casa Museu Dias de Oliveira

O projeto Ground LAB inscreve-se no Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade / Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

Coordenadora Residência Tecnológica
Residência Tecnológica
Residência Tecnológica

Tecnológicas

Sinopse

2 autores de diferentes origens, a frequentar a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto em diferentes ciclos de estudos, foram selecionados para realizarem uma estância de investigação e desenvolvimento tecnológico no contexto da II Bienal da Ardósia de Valongo. Os 2 autores selecionados: Marta Belkot (Polónia) e Antonio Regis da Silva (Brasil) frequentam o Doutoramento em Artes Plásticas, e desenvolvem investigação em diferentes campos das artes plásticas, sendo a gravura um dos principais eixos da investigação de cada autor.

As residências, a decorrem na Casa Museu Dias de Oliveira, permitirão aos autores interagirem com a comunidade do Município, desenvolvendo um diálogo com o território, a história local e as transformações ocorridas quer no espaço, quer nos utilizadores. A ardósia será a matéria base da pesquisa, estando previstos processos de compreensão dos potenciais da impressão litográfica com ardósia, da reconstrução de processos de impressão ancestrais, do desenvolvimento de pigmentos e tintas com ligação ao território e à ardósia. Estão ainda previstos a realização de atividades de formação com e para a comunidade, nomeadamente com dois workshops a decorrer no Museu da Ardósia, em Campo, onde serão testados alguns dos procedimentos desenvolvidos na investigação levada a cabo durante a residência.

Os trabalhos serão posteriormente publicados em contexto da Bienal da Ardósia, e, eventualmente, em contexto académico nacional e internacional, disponibilizando os resultados a um público mais abrangente.

Estão ainda previstos seminários e exposições com parte e resultado das investigações.

Artísticas

Sinopse

5 autores de diferentes origens, a frequentar a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto em diferentes ciclos de estudos, foram selecionados para realizarem uma estância de investigação e produção artística no contexto da II Bienal da Ardósia de Valongo. Os 5 autores selecionados: Ana Mouralinho, Ana Sofia Ribeiro, Inês Amorim, Ivan Postiga, e Regina Ramos, frequentam a formação pós-graduada de Mestrado em Artes Plásticas e do Doutoramento em Artes Plásticas, e desenvolvem investigação em diferentes campos das artes plásticas, desde o desenho, a gravura, à pintura, instalação e video.

As residências, a decorrem na Casa Museu Dias de Oliveira, permitirão aos autores interagirem com a comunidade do Município, desenvolvendo um diálogo com o território, a história local e as transformações ocorridas quer no espaço, quer nos seus utilizadores. Deste diálogo estão previstas diferentes atividades que passam pelo desenvolvimento de pesquisas teóricas e práticas, que irão constituir um corpo de trabalho a materializar em diferentes suportes, nomeadamente livros de artista, fotografia, desenhos, litografias, e, em particular, um conjunto de objetos que serão posteriormente integrados na paisagem envolvente à Casa Museu Dias de Oliveira, num possível percurso artístico.

Estão ainda previstos seminários e exposições com parte e resultado das investigações. Para este ciclo de residências artísticas, a ardósia é a matéria central, sendo o ‘soleto’ o elemento escolhido como ponto de partida para o desenvolvimento poético e artístico das investigações.

Coordenador Residência Artística
Residência Artística
Residência Artística
Residência Artística
Residência Artística